Resumo
O artigo revela o processo de criação e validação de um instrumento focado em identificar as concepções que alunos, egressos e professores têm sobre Educação Ambiental, Pensamento Ambiental Latino-Americano, Meio Ambiente e Cultura Ambiental, construído na transferência de formação orientada na Faculdade de Educação da Universidade Surcolombiana ou formação autônoma. Da mesma forma, o instrumento conta com uma sessão voltada para a análise das tendências dos participantes em relação às características da Inclusão da Dimensão Ambiental. O instrumento foi criado a partir das categorias a serem analisadas e validado por oito especialistas com conhecimento ambiental, sendo 1 (um) matemático estatístico e 1 (um) especialista em avaliação para um total de dez especialistas. A avaliação atribuída aos especialistas foi validada pelo coeficiente alfa de Cronbach, que foi calculado utilizando-se a expressão: α=k/(k-1)∙(∑ S^2 p)/(S^2 t) Onde k é o número de itens, S^2 t é a variância total do instrumento e ∑ S^2 p é a soma das variâncias de todos os itens. Concluiu-se que o instrumento validado é relevante para a realização de pesquisas sobre concepções relacionadas às categorias declaradas e inclusão da dimensão ambiental.
Referências
Argibay, J. C. (2006). Técnicas Psicométricas. Cuestiones de validez y confiabilidad. Subjetividad y procesos cognitivos, (8), 15-33. http://tinyurl.com/2r3daa7v
Bayón-Martínez, P., Morejón-Ramos, A. (2003). Cultura Ambiental y la construcción de entornos de reproducción social en Cuba: Un reto para el siglo 21. Grupo Gemas, Instituto de Filosofía, Ministerio de Ciencia, Tecnología y Medio Ambiente (Citma).
Bravo-Paniagua, T., Valenzuela-González, S. (2019). Cuadernillo técnico de evaluación educativa Desarrollo de instrumentos de evaluación: 5 cuestionarios. Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación [INEE]. https://www.inee.edu.mx/wp-content/uploads/2019/08/P2A355.pdf
Cobos-Aguilar, H., Pérez-Cortés, P., De la Garza-Quintanilla, H. y Ochoa-Castro, C. E. (2015). Proceso de validación de un instrumento para medir la lectura crítica de informes de investigación médica. Investigación en Educación Médica, 4(16), 200-206. http://tinyurl.com/bdewxup2
Coya-García, M. (2001). La Ambientalización de la universidad. Un estudio sobre la formación ambiental de los estudiantes de la Universidad de Santiago de Compostela y la política ambiental de la institución. [Tesis doctoral]. Universidad de Santiago de Compostela.
Escofet, A., Folgueiras, P., Luna, E. y Palou, B. (2016). Elaboración y validación de un cuestionario para la valoración de proyectos de aprendizaje-servicio. Revista Mexicana de Investigación Educativa [RIME], 21(70), 929-949. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662016000300929&lng=es&tlng=es
Flórez-Cabrera, J. A., Reyes-Forero, J. A. y Chamorro-Zárate, M. A. La formación ambiental de estudiantes y egresados de las licenciaturas de la Universidad Surcolombiana. CPU-e, Revista de Investigación Educativa, (34), 296-320. https://doi.org/10.25009/cpue.v0i34.2799
Gala, R. (2015). La ambientalización curricular en las Humanidades. El caso de la universidad madrileña. Humanidades: Filosofía, Lenguaje y Literatura.
Geli-Ciurana de, A. M., Junyent-Pubill M., y Arbat-Bau, E. (2005). La Sostenibilidad en la Formación inicial del Profesorado: aplicación del modelo ACES. Enseñanza de las ciencias, (número extra). VII Congreso, 1-6. http://tinyurl.com/4pby5hw7
Giesecke, M. (2020). Elaboración y pertinencia de la matriz de consistencia cualitativa para las investigaciones en ciencias sociales. Desde el Sur, 12(2), 397-417. https://dx.doi.org/10.21142/des-1202-2020-0023
González Herrera, M. (2000). Cultura Ambiental en la Amazonía Peruana. CARE.
Hernández-Sampieri, R., Fernández Collado, C., y Baptista Lucio, P. (2014). Metodología de la Investigación. (6a ed.) Mc Graw Hill.
Kaplan, R., M. y Saccuzzo, D. P. (2017). Psychological Testing: Principles, Applications, and Issues, (9a ed.) Wadsworth Cengage Learning.
Kibert, N. (2000). Un análisis de las correlaciones entre los componentes de actitud, comportamiento y conocimiento de la alfabetización ambiental en estudiantes universitarios de pregrado. (Tesis de maestría), Universidad de Florida. http://etd.fcla.edu/UF/ana6250/Nicole_Kibert_thesisformatted.pdf
Lazcano-Ortiz, M., Salazar-González, B. C., y Gómez-Meza, M. V. (2008). Validación del instrumento: afrontamiento y proceso de adaptación de Roy en pacientes con diabetes mellitus tipo 2. Aquichan, 8(1), 116-125. http://tinyurl.com/3p3dfbd4
Martínez-Arias, R. (1996). Psicometría: Teoría de los tests psicológicos y educativos. Madrid: Editorial Síntesis.
Martínez Ramírez, J. (2019). El proceso de elaboración y validación de un instrumento de medición documental. Acción y Reflexión Educativa, (44), 50-63. https://revistas.up.ac.pa/index.php/accion_reflexion_educativa/article/view/673
Molano-Niño, A. C. (2013). Concepciones y prácticas sobre educación ambiental de los docentes en las universidades de Bogotá. Implicaciones para los currículos de las facultades de educación. [Tesis doctoral]. Universidad de Valladolid.
Mora, W. M. (2011). La inclusión de la dimensión ambiental en la educación superior: un estudio de caso en la Facultad de Medio Ambiente de la Universidad Distrital en Bogotá. [Tesis doctoral]. Universidad de Sevilla.
Ocaña-Moral, M. T., Pérez-Ferra, M., y Quijano-López, R. (2013). Elaboración y validación de una escala de creencias de los alumnos de educación secundaria obligatoria respecto al medio ambiente. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 17(1), 431-454. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=56726350025
Pérez-Cediel, C. A. (2015). La Inclusión de la Dimensión Ambiental en el Currículo del Programa de Biología de la Universidad del Tolima. Universidad de Tolima.
Robles Garrote, P. y Rojas, M. C. (2015). La validación por juicio de expertos: dos investigaciones cualitativas en Lingüística aplicada. Revista Nebrija de Lingüística Aplicada. (18), 1-16. http://tinyurl.com/4wpu4v5h
Roque, M. (2003). Estrategia educativa para la formación de la cultura ambiental de los profesionales cubanos de nivel superior, orientada al desarrollo sostenible. [Tesis Doctoral]. Universidad de Ciencias Pedagógicas «Enrique José Varona». Cuba.
Souza de, M. (2015). Formación inicial y permanente del profesorado e innovación educativa: ambientalización curricular de la educación superior en Brasil: factor clave en la formación ambiental en el ámbito universitario del Estado del Río Grande del Norte. [Tesis doctoral]. Universidad Complutense de Madrid.
Soriano-Rodríguez, A. M. (2014). Diseño y validación de instrumentos de medición. Diá-logos, 8(13), 19-40. https://core.ac.uk/download/pdf/47265078.pdf
Suárez-Arias, A. L. (2013). Análisis comparativo de las concepciones del profesorado sobre la dimensión ambiental en el currículo de trabajo social y la licenciatura en biología y educación ambiental de la universidad del Quindío, Colombia [Tesis doctoral]. Universitat de València.
Supo, J. (2013). Cómo validar un instrumento – La guía para validar un instrumento en 10 pasos. Biblioteca Nacional del Perú.
Frías-Navarro, D. (2022). Apuntes de estimación de la fiabilidad de consistencia interna de los ítems de un instrumento de medida. Universidad de Valencia https://www.uv.es/~friasnav/AlfaCronbach.pdf
Yepes Conde, S. A. Roa Cardoso, K. Y. Lasso Ardila, C. A (2017). Caracterización de las Concepciones sobre medio ambiente en estudiantes y profesores de un programa de formación inicial. Bio-grafía, (número especial), 1005-1018 https://doi.org/10.17227/20271034.vol.0num.0bio-grafia1005.1018
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Jorge Florez Cabrera